Personalize sua Coca-Cola!

Por que maio é o mês das noivas no Brasil?

Foi-se o tempo em que os casais faziam de tudo para marcar seus casamentos em Maio. Mesmo assim, o mês que era o mais procurado para realizar enlaces continua com o seu título de Mês das Noivas no Brasil. Mas afinal, o que Maio tem de tão especial?

Podemos encontrar o motivo atravessando o oceano e subindo para o hemisfério norte. Segundo tradição italiana, o quinto mês do ano é também o mês das mães, uma homenagem da igreja católica à Maria, mãe de Cristo.

Também é época do ápice da primavera europeia, o que resulta em clima ameno e flores por todos os lados. Como florescer tem muito a ver com amor e fertilidade, era uma boa época para montar arranjos florais, guirlandas e buquês para festejar uniões.

Também era um período bom para se comemorar durante a idade média, quando começou essa tradição. Maio normalmente era o mês em que as pessoas costumavam a tomar seu banho anual – sim, o povo medieval tinha o costume de tomar um banho por ano!

Então esse é uma tradição que provavelmente foi importada com os portugueses, que assim como italianos e espanhóis chamam o quinto mês do ano de mês das noivas.

No entanto, os vizinhos de hemisfério tem outros meses para suas tradições. A França trata o seu mois de la mariée em Junho, assim como a Inglaterra e Estados Unidos. Inclusive há um ditado inglês muito famoso que diz “when you marry in June, you’re a bride all your life”. Já na Alemanha, o maior número de casamentos no ano acontece em agosto.

Mas não é só no hemisfério norte que o mês das noivas não é Maio.

Enquanto o quinto mês se mantém como um consenso entre Chile, Colômbia, Bolívia, Peru e Venezuela, a Argentina e o Uruguay comemoram o mês das noivas em Abril, sendo que os hermanos dão ênfase ao dia da noiva, que é o primeiro domingo do mês de Abril.

Vale dizer que no Brasil por muito tempo o mês preferido para casamentos foi Dezembro, por conta dos casais receberem o décimo terceiro. Mas em 2017 o décimo segundo mês do ano perdeu o posto para Setembro, que se tornou o grande favorito dos casais por conta do mesmo motivo que originou a tradição na Europa: a chegada primavera – dessa vez, no hemisfério sul. Claro que a possibilidade de viajar durante a baixa temporada também ajuda.

Mas pra quem é noiva, tanto faz se o mês é Maio, Junho, Setembro ou Dezembro. Todo dia é dia de comemorar essa fase tão especial e contar ansiosamente os dias para o grande dia!

Comente

tags:

©2012-2024 - Eu te amo Hoje - Todos os direitos reservados.
Todas as imagens de filmes, séries e etc. são de marcas registradas dos seus respectivos donos.