Considerada a cantora italiana mais popular da atualidade, a florentina Laura Pausini soube como ninguém transformar histórias pessoais em música. A começar pelo seu primeiro sucesso, La Solitudine, que cantou sua dor ao ser separada de Marco, o grande amor da sua juventude.
Cantando em italiano, inglês, espanhol, português e francês, a artista tem tantos discos de platina pelo mundo, que fica até difícil de contar.
Também tem um repertório cheio de fases, músicas e histórias, que trazemos um pouquinho compilado nas nossas 10 músicas favoritas. Então, bora curtir essa seleção e se prepare para dar o play!
Lançada em 2011, Bastava é uma música intimista que faz ponderações sobre um amor que terminou, recordando momentos do passado e reconhecendo que o que parecia tão pouco, na realidade era suficiente. Assim como percebemos em tantos momentos da nossa vida. 🙁
“Viva comigo sem medo, mesmo se o mundo estiver contra. Deixe a aparência, siga o que sente e escute o que tenho aqui dentro.” Quem resiste a um convite desses? Gravada em 2004, Vivimi é mais uma parceria entre Laura e Biagio Antonacci que também escreveu “Tra te e il Mare”.
Apesar de Laura ganhar o disco de ouro no Brasil em 1994, muita gente conhece apenas Strani Amori gravada por Renato Russo. No entanto, a versão original conquistou o mundo com a italiana cantando sobre tipos de amores estranhos e de como precisamos nos livrar deles para crescer.
Quem nunca deixou pra trás aquela história de amor não resolvido? Resta in Ascolto é bonita porque explora essa situação dúbia de querer e não querer um grande amor.
A música traz frases como “sobre cada boca procurei o seu nome, esperei muito também e você sabe que apaguei você, eu afastei você do coração”. No entanto, mesmo afirmando e reafirmando em sua letra que aquele amor acabou, ainda deixa aquela esperança de que possa acontecer de novo. Como na frase final que sentencia: “de vez em quando penso em você… pode acontecer…”
Uma música de amor sincero e talvez a mais pessoal na vida de Laura. “Por uma vez eu tenho tanto que me falta o fôlego. Não peço nada a não ser você” canta em homenagem aos seus pais.
O clipe é particularmente lindo! Começa no ano de 1962 em Solarolo e mostra como seus pais se conheceram, casaram, compraram a primeira casa, viveram a gravidez e até quando assistiram a primeira apresentação de sua primogênita Laura. De emocionar! :_)
Uma das baladas mais tocadas da artistas, com um refrão que te acompanha após ouvi-la: ♫ non c’è, non c’è ♫
Mas assim como muitas das canções da artista, fala de um amor que se acabou, um contraste com a felicidade com que Laura canta sobre isso no clipe. No entanto, não se engane: a música é bonita por sua dor e não pela felicidade.
Afinal, “não ter, não ter saída para esse amor” e “não ter, não ter outra razão para mim” pode ser tudo, menos feliz.
Enquanto muitas músicas de Laura tratam o fim do amor de forma doída e até infantil, Tra te e il Mare de 2000 aborda o assunto de forma mais madura e cheia de inciativa. “Não posso mais me dividir entre você e o mar” do refrão deixa clara a mensagem da canção.
Uma das músicas mais lindas de Laura, fala sobre encontrar aquela pessoa que está no mesmo momento da gente. Canta o amor de forma gostosa, encontrando semelhanças e transformando beijos na testa em beijos na boca. E traz lindezas como “chega você que sabe quem eu sou” e “que faz passar o medo de cair”.
E o clipe é mega apaixonante! Primeiro por Laura, que está linda e natural em meio ao verde, cenário que dá vontade da gente morar, além de cenas se transformando em desenhos aquarelados. <3
Uma canção que começa com “às vezes me pergunto se eu viveria o mesmo sem você” cantada por uma voz linda como a da Laura vira fácil uma das maiores declarações de amor da música mundial. Como curiosidade, o clipe de Incancellabile foi gravado em uma cratera de vulcão na região de Langisjór, na Islândia.
A música mais famosa de Laura foi também a que a revelou. Vencedora do festival de Sanremo de 1993, na categoria de Novos Talentos, é conhecida e cantada em todo o mundo.
Fala de amor, mas diferentemente do que muita gente pensa ao ouvir a balada em italiano, sua letra é melancólica, tratando a tristeza, solidão e esperança de alguém privado do amor por conta da distância. “A solidão entre nós, este silêncio dentro de mim e a inquietude de viver a vida sem você. Eu lhe peço: espere-me, porque eu não posso estar sem você”.
Ganhou uma versão especial arranjada pelo maestro Ennio Morricone em 2013.
Como bônus, não tem como deixar de fora essa versão da música de Amedeo Minghi que acompanhou o espectador de Esperança, novela de Benedito Ruy Barbosa que a Globo exibiu em 2002.
Como curiosidade, a música foi gravada pela artista exclusivamente para a abertura da novela.
Curtiu a seleção? Faltou alguma? Conta pra gente a sua preferida de Laura Pausini!
E se gosta de música italiana, tenho certeza que vai curtir esse post aqui também: 10 cantores italianos que amamos e você precisa conhecer