Desde que o Masterchef estreou na TV brasileira, os restaurantes dos chefs jurados se tornaram ponto obrigatório de quem está em São Paulo. Arturito, SAL, Jamile, Tartar e Co passaram a ser frequentados por uma gama de gente que quer se deliciar e também avaliar se a comida é realmente digna de um Masterchef.
Aproveitamos a estreia da nova temporada para visitar os restaurantes de cada jurado. Nosso primeiro escolhido foi o Le Bife, de Erick Jacquin.
O endereço escolhido para o restaurante, aberto no ano passado, é o mesmo onde funcionava o La Vecchia Cucina do Sérgio Arno, que encerrou as atividades em 2011.
A casa francesa, que traz as especialidades de Jacquin como o steak tartar e o petit gateau, possui um sistema muito legal de escolha do corte, salada e rodízio de guarnições.
E as opções contemplam todo tipo de gosto: frango, salmão, cordeiro e carnes bovinas estão no cardápio, que conta ainda com um corte especial de segunda a sexta. Também existe a opção de ficar só com o rodízio de guarnições, uma boa pedida para aqueles que riscaram a carne do cardápio.
Por falar em salada, a que precede o prato é um mix bem temperado com folhas e nozes [já falei aqui sobre meu fetiche por nozes em saladas].
Já fomos algumas vezes na casa, então decidimos deixar o básico e escolher outros cortes. Assim, fiquei com o Filet Mignon de Cordeiro enquanto a Flávia foi de Bisteca Copa de Porco.
Ambos estavam deliciosos, certeiros em seu ponto. Sinceramente, em um primeiro momento achei que a porção de cordeiro poderia ser um pouco melhor servida, mas por ser uma carne com um gosto mais adocicado, a quantidade é ideal.
Ah, vale dizer também que se optar por carne bovina, o Entrecôte Premium Black Angus é um verdadeiro achado. Por ser um restaurante que se preocupa com o ponto de suas carnes, dificilmente você receberá na mesa algo diferente do que pediu e não há dúvidas na felicidade que causa um entrecôte bem feito.
As guarnições são um deleite à parte: batata frita rústica, cuscuz marroquino, abóbora cabotiá, lasanha de berinjela e batata sauté que deixam qualquer cliente mais feliz.
O ambiente é lindo, cheio de pequenos detalhes retrô e românticos. A apresentação das fritas, que seguem no sobrenome da casa, é um show a parte, servidas em um balde muito bonito com a identidade do restaurante.
Se não escolhemos o tartar no almoço, ao menos na finalização escolhemos uma das especialidades do chef: pedimos o autêntico petit gateau, como o próprio cardápio descreve.
E o bolinho preparado segundo receita apresentada no Masterchef, vem servido com pompa: a assinatura de Jacquin, escrita com calda de chocolate, fecha o almoço com chave de ouro.
Vale destacar a simpatia do chef francês, que transita pelo salão e cozinha, pronto para ouvir do cliente suas impressões ou aparecer naquele selfie maneiro.
A boa comida e o espaço agradável fazem com que qualquer um saia de um almoço no Le Bife simpatizando ainda mais com o jurado. Recomendamos!
Le Bife – Steak et Frites
Rua Pedroso Alvarenga, 1088 – Itaim Bibi – São Paulo – SP
(11) 4324 0783 – http://www.lebife.com.br
Almoço segunda a sexta: 12h – 15h / sábado e domingo 13h – 17h
Jantar terça a quinta: 19h – 23h / sexta e sábado 19h – 00h30