Personalize sua Coca-Cola!

Acabou Chorare – Os Novos Baianos estão de volta

“Chama aí esses novos baianos!”.

A frase dita pelo coordenador do V Festival da Música Popular Brasileira foi a luz para que o grupo formado por Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Moraes Moreira, Luiz Galvão, Paulinho Boca de Cantor e Dadi ganhasse um nome.

Os Novos Baianos chegaram na virada dos anos 60/70 para mudar os rumos da MPB. Seu segundo álbum Acabou Chorare, eleito pela Rolling Stones o melhor disco nacional de todos os tempos, trouxe pela primeira vez a harmonia entre o rock e a música brasileira. Não é por menos que é lembrado como um dos melhores álbuns nacionais de todos os tempos.

Novos Baianos - Acabou Chorare

Desse álbum, Brasil Pandeiro, Preta Pretinha e a faixa título Acabou Chorare são músicas emblemáticas que mesmo quem não acompanha a banda conhece. Outros álbuns vieram, como o excelente Novos Baianos FC, até que Moraes Moreira partiu para carreira solo em 1975.

Novos Baianos unidos

O grupo continuou, lançando o disco Farol da Barra, uma homenagem a Ary Barroso e Dorival Caymmi com regravações de Lá vem a Baiana e parceria com Caetano Veloso, mas perdeu o fôlego e se separou em 1979.

O quinteto se reuniu em 1997 para o lançamento do disco Infinito Circular e desde essa turnê não se apresentaram mais com a formação original. Aqui vale dizer: mesmo gostando muito do grupo, o único show que assisti foi em 2009, quando se apresentaram na Virada Cultural sem Moraes Moreira.

Até que em 2016, surpresa! Depois da reunião do quinteto no show de reabertura da Concha Acústica de Salvador, que aconteceu em maio, o grupo anunciou uma nova turnê nacional: Acabou Chorare e os Novos Baianos se Encontram.

“Somos um todo, a soma das partes, no ofício das artes. Por mais que a vida nos leve por caminhos diversos, o tempo se incumbe de promover encontros e reencontros. É bom que assim seja, pois quando acontece, é de forma intensa e verdadeira. Podemos então matar a saudade de uns e a curiosidade de outros”, diz Moraes Moreira em comunicado à imprensa.

Novos Baianos se encontram

Os shows acontecem nesse final de semana em São Paulo e seguem para o Rio [2 e 3 de setembro] e Belo Horizonte [10 de setembro].

Imperdível para quem nunca assistiu o quinteto ao vivo e para os fãs do grupo. Definitivamente, acabou chorare.

SERVIÇO

Acabou Chorare e os Novos Baianos se Encontram

São Paulo – 12 e 13 de agosto
Citibank Hall

Rio de Janeiro – 02 e 03 de setembro
Metropolitan

Belo Horizonte – 1o de setembro
BH Hall

Comprar ingresso

Comente

tags:

©2012-2024 - Eu te amo Hoje - Todos os direitos reservados.
Todas as imagens de filmes, séries e etc. são de marcas registradas dos seus respectivos donos.