Personalize sua Coca-Cola!

Conheça a história do dia dos namorados e os motivos para enviar um cartão

O dia dos namorados está aí!

Ok. Não tãaaao aí assim, mas já está na hora de começar a pensar no presente do seu par!

Uma das principais datas do calendário mundial, a troca de presentes entre os casais é uma tradição antiga, suas raízes são históricas e remontam aos rituais romanos.

Segundo a tradição, o dia 14 de fevereiro, quando o dia dos namorados é comemorado em países como os Estados Unidos, relembra o aniversário de morte de São Valentim. Diz-se que, no século III, o imperador romano Claudio II proibiu casamentos. Ele acreditava que homens solteiros seriam melhores soldados. Valentim se opôs e passou a realizar matrimônios de forma clandestina.

São Valentim

A rebeldia do santo o levou à prisão e decapitação. Preso, Valentim teria se apaixonado por uma jovem, com quem manteve um romance. Antes de sua morte, o religioso teria escrito uma mensagem assinando “de seu Valentim”, o que seria o primeiro cartão de dia dos namorados.

Dois séculos depois, Valentim foi escolhido pelo papa Gelásio I como símbolo dos namorados, mas a saga do mártir é tão incerta que a própria Igreja Católica deixou de celebrar o aniversário do santo por considerar suas origens – e até sua existência – cheia de lacunas. Também existem outros Valentim que poderiam ter dado origem a história, mas contamos essa história um pouco melhor aqui.

Coração de pétalas

Apesar das dúvidas, a data ganhou força durante o período medieval, só que de um jeito diferente do que conhecemos.

Aqui no Brasil a história do dia dos namorados começou em 1949, quando João Dória trouxe do exterior a ideia de celebrar uma data em homenagem aos casais.

A referência a São Valentim, santo nada popular na cultura brasileira, foi abandonada. Ao invés do dia 14 de fevereiro, adotou-se 12 de junho. A nova data, véspera do dia do “santo casamenteiro”, Santo Antônio, foi escolhida para animar o fraco comércio no sexto mês do ano. Esperto, hein?

Com ou sem santo, a gente adora o dia dos namorados!

Mesmo sabendo que é só mais uma data calculada para aquecer as vendas, quem resiste a uma oportunidade de comemorar em par?

Quer saber? Comemore! Comemore mesmo! E isso não quer dizer que você precisa gastar.

Aproveite a oportunidade de explorar seu lado cafona, sem medo de ser feliz.

Romanceie, agrade, celebre seu parceiro. E por favor, não esqueça do cartão!

Se assim como eu você não leva jeito para as artes, a gente tem até presente! O pessoal da C.Arte Ateliê preparou tag e cartão, tudo bem fofo e caprichado. É só clicar aqui, fazer o download, imprimir e assinar.

Especial de Dia dos Namorados para impressão

Vale até se inspirar em São Valentim! 😉

Comente

tags:

©2012-2024 - Eu te amo Hoje - Todos os direitos reservados.
Todas as imagens de filmes, séries e etc. são de marcas registradas dos seus respectivos donos.