Personalize sua Coca-Cola!

Qual a origem do formato do coração romântico?

O conceito de que o coração relaciona-se com o amor é universal, mas em uma reflexão realista, o órgão muscular oco que tem como principal função bombear o sangue para que ele circule pelo corpo nada tem a ver com qualquer sentimento.

Então por que ele é associado com o mais intenso sentimento humano?

A origem é antiga. Aristóteles afirmava que o coração seria o órgão do pensamento, das percepções e das emoções – e não o cérebro, que segundo o grego era responsável pelo resfriamento do corpo. O erro do filósofo pode ter sido causado pela alteração dos batimentos cardíacos, que aceleram quando estamos expostos a algumas emoções.

Esse é o registro mais antigo da relação coração / emoção e apontado como o que originou a relação entre o órgão e o amor.

Outras culturas antigas exploravam o coração como o centro das emoções. No Egito, ele era tão importante que não o descartavam no processo de mumificação. Já na China, era associado a felicidade.

Quanto ao formato, completamente diferente do órgão real, existem algumas teorias, sendo três as mais bem aceitas.

A primeira diz que o desenho tem sua origem na folha de hera, que na antiguidade era símbolo de imortalidade e poder.

A segunda e mais bem aceita cientificamente, diz que o coração foi baseado na forma da semente de uma planta já extinta, com propriedades medicinais e usada como contraceptivo, a silphium. Essa planta se tornou fundamental na economia da colônia grega de Cirene [atual Líbia], ao ponto do formato de sua semente ser cunhado em moedas da época.

O formato da semente na época não era relacionado ao coração, mas aos testículos – sim, o formato era visto de ponta cabeça. Não se sabe exatamente quando a forma passou a simbolizar o coração, mas talvez a relação entre sexo e amor tenha sido responsável.

A terceira e mais romântica, faz referência ao beijo dos cisnes. Por serem animais fiéis que são conhecidos pela monogamia, a silhueta de dois cisnes se encontrando pode ter sido a responsável pelo conhecido coração dos dias de hoje.

Seja qual for sua teoria predileta, o significado na atualidade é o mesmo: amor.formato do coração

Então distribua S2, <3, ♥ e muitos corações por aí.

Comente

tags:

©2012-2024 - Eu te amo Hoje - Todos os direitos reservados.
Todas as imagens de filmes, séries e etc. são de marcas registradas dos seus respectivos donos.