Personalize sua Coca-Cola!

Tradições: quais você vai manter?

Quando o assunto é casamento, há tradições tão essenciais e marcantes que nem nos perguntamos de onde vieram ou porque as repetimos, simplesmente adotamos e torcemos para que elas realmente funcionem.

Você tem ideia de onde surgiram hábitos como vestir branco, usar aliança na mão esquerda ou viajar em lua de mel?

Descobri algumas curiosidades. Confira e escolha quais seguir.

Levar a noiva no colo

A cena clássica do noivo pegando a noiva no colo para levá-la até a suite de núpcias veio da cultura oriental. Acreditavam que espíritos do mal ficavam à espreita, prontos para atacar. Para proteger a noiva, o marido a levava no colo. A segunda versão indica que a intenção é impeder que a noiva entre com o pé esquerdo, o que traria má sorte.

Já sabe: na dúvida, vá no colo!

Usar véu

O registro mais antigo do véu está na bíblia. O livro de Gênesis diz que Rebeca usou um véu ao se aproximar do future marido, Isaac. Também era um costume na antiga Grécia, onde acreditavam que coberta, a noiva estaria protegida do mau-olhado e cobiça. Também há a versão dos árabes, onde o véu separa a mudança da vida de solteira para a de casada. Como tantos costumes, o véu ficou popular a partir do casamento da rainha Victoria.

Pendurar latinhas no carro

A tradição é comum nos Estados Unidos, onde as latinhas são amarradas no carro que levará os pombinhos. Antigamente amarravam objetos de metal nas carruagens para provocar barulho, espantando tudo de ruim que poderia cair sobre o casal.

Chuva de arroz

A tradição surgiu há mais de 4 mil anos, na antiga China.Dizem que um mandarim quis demonstrar sua riqueza no casamento da filha, providenciando a tal chuva de arroz. O cereal é considerado símbolo de prosperidade para o casal e fertilidade para a noiva.

Amêndoas como lembrancinha

A cultura italiana diz que a semente traz alegria aos noivos. O costume pede que 5 amêndoas sejam envoltas em tule, representando saúde, riqeuza, vida longa, felicidade e fecundidade.

Pessoalmente, acho que alguns costumes são especiais e merecem atenção. Por mais que a gente inove, há uma aura de romance e fé em torno de certos hábitos. É o caso do vestido branco e da troca de alianças.

Por outro lado, o mais importante é que o casamento tenha a cara dos noivos. Vale adaptar costumes e até mesmo deixá-los pra lá: troque o arroz por pétalas, as latas por flores, os bem-casados por brownies. Se te faz feliz, é a coisa certa!

E para você, que tradição não pode faltar?

Comente

tags:

©2012-2024 - Eu te amo Hoje - Todos os direitos reservados.
Todas as imagens de filmes, séries e etc. são de marcas registradas dos seus respectivos donos.