Personalize sua Coca-Cola!

O Amor Ágape

Na grego antigo usava-se 3 expressões para traduzir a palavra amor:  eros , philos, e ágape.

Historicamente não se sabe de onde surgiram estas expressões, mas o significado de cada uma era:

O Éros –  (ἔρως) – significa o amor romântico – mas sem vínculo com natureza sexual ou coisa parecida. A ideia do é relacionado a um amor maior do que amor de amizade. Nos tempos atuais seria: só amizade não rola, eu quero algo mais.

O Philos ((φιλία) – significa amor amigo, amizade. Identifica um amor fraternal, sem paixão. Ou seja: amor à sua família, amigos, pessoas de grande convivência que não há relação intima, mas que há grande admiração.

O Ágape (ἀγάπη) – significa o amor. O amor puro. Em grego ágape é o “eu te amo”. No grego antigo era usado para designar o amor pelas coisas puras, ingênuas. O amor verdadeiro. O amor incondicional entre um ser e outro ser. Na Bíblia (que foi escrita em grego e hebraico) esta palavra foi usada para designar o amor de Deus pela humanidade.

Ela também descreve o amor da humanidade por Deus. E da humanidade pela humanidade. É o amor puro.


Imagem: Philippe Fernandez

O Ágape é o “jeito” de amar que eu mais admiro. Pela ingenuidade do amor, por ser um amor sem interesses e sem explicação. E quem explica o amor?

E por estar relacionado a humanidade, me intriga ainda mais. Como pode alguém amar a humanidade, tendo a humanidade tantos defeitos? Sendo o homem tão cruel?

Não há um dia em que não tenha uma notícia da perversidade humana nos assombrando nos telejornais. Não há um só dia sequer que não nos surpreendamos com algum assalto, homicídio e catástrofes cometidos pelas mãos humanas.

E quem é que explica o amor Ágape?

Quem explica que sábado de manhã, Cristiano acorda de madrugada, arruma sua maleta, pega um trem e em duas horas chega em um hospital, se transveste de palhaço só para ver alguns rostinhos felizes naquele dia?

Quem explica uma senhora, que tendo visitado um determinado país, chorou ao ver crianças passando fome, e com isso arregaçou as mangas e lutou até sua morte para devolver uma vida digna para aqueles que nunca nem souberam que ela existiu?

Quem é que explica então, o jovem que larga família, amigos, estudos, vídeo game e internet e vai levar um pouco de esperança para o povo no nordeste?

Quem explica essa gente que vê a vida melhor no futuro?

Comente

tags:

©2012-2019 - Eu te amo Hoje - Todos os direitos reservados.
Todas as imagens de filmes, séries e etc. são de marcas registradas dos seus respectivos donos.